Por dentro do Enem 2015

por Valquiria Stephan

Vai fazer vestibular esse ano? Fique atento, o Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio – vem com algumas modificações. Confira agora nosso Guia Enem 2015 e fique por dentro das novidades.

Neste ano, os cartões de confirmação não serão entregues pelo correio, como aconteceu até a edição de 2014.  O documento pode ser encontrado somente pela internet, na página do participante, pelo endereço: http://enem.inep.gov.br/participante.

É lá que pode ser encontrado o número da inscrição, a data, hora e local de prova. Recomenda-se que todos os participantes imprimam o cartão que pode ser acessado informando o CPF e a senha. Além disso, é importante tomar conhecimento do local de prova com antecedência, realizando o trajeto antes do dia da prova para evitar imprevistos. Mais de 8,4 milhões de brasileiros se inscreveram para realizar a prova, logo, o movimento nos dias da prova promete ser intenso, principalmente nas metrópoles.

Legenda: O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015: agora na versão online.

Legenda: O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015: agora na versão online.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), mas a prova só terá início às 13h30, diferente dos outros anos.

O Enem continua com a mesma fórmula de prova, dividido entre os dias 24 e 25 de outubro. São quatro provas objetivas, contendo 45 questões de múltipla escolha por dia e redação. Confira:

Primeiro dia (24/10) – Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30.

Segundo dia (25/10) – Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Tempo para a prova: 5h30.

No dia da prova, deve-se apresentar documento com identificação original com foto. Pode ser RG, passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho ou documento militar.

No dia da prova não se esqueça de levar:

- Documento original com foto;

- Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;

- Cartão de confirmação impresso (não é obrigatório, mas contém informações importantes e recomenda-se que o participante o tenha em mãos).

A redação deve conter no mínimo sete linhas e no máximo 30 e o texto deve ser dissertativo-argumentativo, ou seja, o autor deve sustentar sua opinião com base em seus conhecimentos. Fique atento com a proposta de texto para não fugir do tema e zerar a redação.

A prova de língua estrangeira é dividida em duas partes: inglês e espanhol. A escolha pelo idioma é feita no momento da inscrição e não é possível fazer alteração no dia da prova.  Serão destinadas 5 questões para cada língua, responda apenas a do idioma escolhido.

Os resultados da prova podem ser consultados pelo site do Inep: HTTP://portal.inep.gov.br/enem. Não confie em gabaritos não-oficiais.

Expectativa em Pelotas

Na Princesa do Sul, os cursinhos pré-vestibulares estão na fase final dos preparativos para a prova, mas especialistas advertem: estudar na véspera da prova tende a prejudicar o resultado. O ideal é ficar relaxado para não chegar exausto no dia do exame. Quem estudou durante o ano não deve se preocupar. O ideal é ficar tranquilo e cuidar do descanso mental e físico, garantindo boas noites de sono, ingerindo alimentos leves e sem exagerar nos exercícios.

Mariana Afonso, de 26 anos, já cursou um semestre de fisioterapia, mas resolveu ir atrás de sua paixão: a medicina. Há quatro anos resolveu entrar para o universo de quem almeja uma vaga no curso mais concorrido das federais. ‘’Vou para qualquer lugar do Brasil em busca desse sonho’’ disse a jovem, que já percorreu quase todos os cursinhos da cidade. Mesmo já tendo realizado a prova em outros anos, Mariana acredita que só agora conseguiu a maturidade necessária para passar.

- A prova é bem cansativa e extensa, mas venho me preparando a bastante tempo, me sinto pronta e bem confiante – afirmou Mariana.

Sobre o tema da redação, a estudante acredita que a crise financeira e política brasileira é um tema muito forte, assim como questões relacionadas aos direitos homossexuais – devido à liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA. O cenário de imigração internacional em virtude da guerra e a discussão sobre impeachment também têm grandes chances de cair. “É essencial dominar os principais acontecimentos do momento com profundidade para fazer a prova”, opinou Marina.